No design de interiores, o branco define o espaço e cria oportunidades para o olho viajar. É esta dualidade que parece seguir sempre o branco. Quando aplicado a objectos – objectos simples e quotidianos como um subwoofer – o branco permite que o objeto ascenda. De ferramenta quotidiana, passa a ser algo especial, um elemento de design em si. Algo icónico.
A REL oferece subwoofers em branco brilhante há quase vinte anos. Fizemo-lo na altura e fazemo-lo agora porque, como designers, compreendemos que os subwoofers, necessariamente maiores do que alguns podem achar ideal, tornam-se muito mais agradáveis de colocar numa sala de estar bem concebida quando lindamente acabados em cinco a doze camadas de laca branca de elevado brilho polida à mão.
A cor branca tem um significado muito importante para muitas pessoas. O branco é a cor da pureza. Os nativos americanos viam o branco como a representação da paz, da neve. No Japão, o branco é considerado a cor sagrada dos deuses, enquanto para os chineses o branco corresponde ao metal e representa o ouro. Aí simboliza o brilho e a pureza. Para alguns, é fúnebre, a cor do luto. Para outros, a cor da pureza e da alegria que significa um casamento.
Mas talvez a melhor explicação do branco venha da moderna teoria da cor. O branco é a soma de todas as cores; todas as frequências da luz visível estão presentes no branco. Esta simples realidade explica porque é que o branco pode significar tantas coisas para tantas pessoas. Junte todas as cores do arco-íris e obtém-se o branco, a soma de todas as coisas. Tudo pode harmonizar-se com o branco, nada nem ninguém fica de fora.
Muitas divisões são pintadas em tons de branco, ou em vários tons pastel, abundam os tons suaves de amarelo, azul claro ou cor-de-rosa. Os belos cinzentos claros tornaram-se membros honorários da brigada pastel.
Quando nos propusemos a criar um acabamento branco para a nossa gama de subwoofers de cinema em casa, já tínhamos a parte da pintura bem definida. O REL White parece ser um branco puro, mas contém uma única gota de castanho e um toque de canela tão ténue que nunca se vê. Acho que a nossa loja de tintas se limita a passar uma lata de vermelho antigo por cima do branco de base sem deixar cair qualquer tinta. Mas ali está ele, pronto para puxar subtis toques de vermelho, bronzeado, rosa ou bege da pintura da divisão para a sua brancura, quando lhe é dada a oportunidade. A parte de cima parecia brilhante, mas faltava algo. Voltaremos a isso num minuto.
A pintura era fácil, mas e o corpo principal dos nossos modelos de subwoofer? O nosso acabamento preto apresenta um grão de linha orientado horizontalmente, o acabamento tem uma textura preta profunda que parece intensa.
Para o nosso acabamento branco, selecionámos um padrão de grão mais fino do que o utilizado nos modelos pretos. Acontece que, se o branco for granulado de forma demasiado perfunda, deixa de parecer branco e torna-se cinzento. A utilização de uma linha de grão mais fina para as ferramentas resulta num brilho suave que acrescenta um pouco de brilho ao subwoofer, suavizando-o ainda mais do que o branco puro.
Depois, afinámos os pequenos detalhes que são fundamentais para criar interesse visual nos nossos designs. Para os lados das calhas do nosso HT/1510 Predator MKII, substituímos a faixa preta com aspeto de fibra de carbono por um tratamento composto contrastante com aspeto de fibra de carbono prateada e cinzenta. Este acabamento decorativo é fundamental para o aspeto do nosso Predator MKII quando utilizado em empilhamento vertical de 6 unidades (3 empilhadas a cada lado).
Até as grelhas foram sujeitas a um microscópio. O Alex queria que as grelhas brancas tivessem um tratamento de superfície tão plano e opaco quanto possível, deixando apenas uma modesta moldura branca de que a Eileen Gray se teria orgulhado. Sem revelar como conseguimos o aspeto liso, dizemos apenas que é um processo complexo e complicado. Mas conseguimos.
O resultado final demorou cerca de dois meses a atingir a perfeição. Nesta altura, tínhamos uma caixa lindíssima; painel superior branco brilhante com 15 mm de espessura com um acabamento deslumbrante, corpo da unidade em branco granulado em linha contrastante, mas cintilante, apoiado em lindos carris ou pés cinzentos claros. E uma grelha perfeita. Mas faltava algo.
O tampo não estava acabado, faltava o nosso logótipo da coroa. As nossas primeiras amostras chegaram com o mesmo cinzento escuro utilizado nas nossas versões pretas. Tinham um aspeto duro, desagradável. Como uma farda de prisão numa supermodelo. Durante mais de dois meses, trabalhámos cuidadosamente com os nossos pintores e acabámos por chegar a um logótipo dourado suave que apresenta apenas um toque de ouro rosa. Acabou por ser o toque final perfeito para permitir que o branco se destacasse por si só.
Esperamos que goste tanto deles como nós. Saiba que toda a equipa de design se dedicou mais de 10 meses a aperfeiçoar os acabamentos finais em branco. Estamos muito orgulhosos e esperamos que também esteja. Não o faríamos de outra forma. Simplesmente não o construiríamos se não o quisermos ter nas nossas próprias casas.
A Delaudio convida-o a visitar as nossas instalações conhecer a gama de subwoofers da REL.
Delaudio Showroom | Praça Bernardo Santareno 7 A – 1900-098 Lisboa | Tel: +351 218 436 410 | email: info@delaudio.pt